Residiu no exterior por 19 anos, em 9 países distintos: na Europa, Ásia, Austrália e EUA. Seu interesse em culturas étnicas e dança a levou à Bali, Japão, Austrália e finalmente Butão. O resultado de todas essas ricas experiências estabeleceu os pilares de uma carreira bem-sucedida como modelo e de fotógrafa, artista, estilista, consultora de imagem criativa e agente cultural do Butão e da Cultura butanesa.
Arte Fotográfica de Danças Rituais do Butão
As Obras e o conceito
Em maio de 2007 grupos de monjes budistas de várias regiões do Butão se reúnem no palácio de verão do primeiro Rei do Butão , Yungdrung Choeling. no Vale de Trongsa Executam danças rituais, reveladas em visões pelo grande artista e santo budista Pema Lingpa, do século XV.
¨ Este trabalho tem sido para mim um resgate dos elementos velados, da arte de fotografa- uma adequação criativa à fotografia digital.
As interferências e pinturas buscam revelar perspectiva e campos de percepção que fazem jus a impactante experiência sensorial em loco- no ato de fotografar. Revelam circunstâncias anacrônicas de momentos históricos ricos, deste reino, o Butão.
Tomada pelo vigor destes acontecimentos raríssimos -quis retratar a energia irradiante do Cham (danças rituais de máscaras) e ir além da forma, conceito ou da estética documentária.¨
2024 - Helena Fretta © - Todos os direitos Reservados
Rua Presidente Coutinho, 532 – Centro
CEP 88015-231
Florianópolis – SC