MENU

Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Exposição coletiva

Curadoria: Anna Moraes, Andrey Parmigiani, Kethlen Kohl e Rafaela Maria Martins

Andar superior

Constelações em Acervo – 30 anos de memórias

Exposições comemorativas – 30 Anos de Helena Fretta Galeria de Arte

 

 Constelações em Acervo – 30 anos de memórias

Nos últimos 30 anos, a Helena Fretta Galeria de Arte atuou, junto aos artistas, na continuidade de um circuito que depende de variadas engrenagens. A atuação da galeria parte da compreensão de que é necessário investir na formação cultural de todos os públicos, para que este circuito continue a produzir novas artes, novos saberes, novas relações culturais. Desde 1992, a galeria tentou colocar-se como um ponto de encontro entre artistas, proporcionando exposições, feiras e eventos variados para alimentar um circuito que tem tanto a contribuir com a arte e a cultura brasileira.

No último ano, a galeria vem se propondo a oferecer mais uma maneira de experienciar seu arquivo de obras, ao abrir um segundo espaço expositivo voltado à arte e à expografia contemporânea em seu andar inferior. Neste sentido, em 2022, a Helena Fretta Galeria de Arte comemora três décadas de atividade constante no eixo-sul, abrindo ao público seu acervo de obras longamente construído, as quais são nada menos que uma história visual das artes brasileiras, dos grupos de artistas do eixo-sul, e de uma narrativa possível sobre as elaborações e processos da arte contemporânea provinda do “sul global”.

Em diálogo com diversas instituições, a galeria arquiva em seu acervo muitas histórias a serem escritas sobre as artes brasileiras, e apresenta, nestas exposições, o resultado de algumas pesquisas feitas por jovens curadoras(es) em uma residência curatorial. Assim, a exposição “Constelações em acervo – 30 anos de memórias” apresenta, em seu andar superior, os temas desenvolvidos por artistas que passaram por Santa Catarina em diferentes momentos do século XX e XXI, e, no andar inferior, a exposição “Conversas Curatoriais – outras narrativas, com coordenação de Thays Tonin é o resultado da residência de pesquisa curatorial no acervo. Cada sala do andar inferior carrega anos de pesquisa acadêmica das(os) curadoras(es) convidadas(es): Anna Moraes e as linguagens do desenho; Andrey Parmigiani e o misticismo das artes; Kethlen Kohl e as obsessões da história da arte ocidental; Rafaela Maria Martins e a arquia do fazer artístico. As duas exposições somadas trabalham cerca de 50 artistas e expõem mais de 150 abras entre pinturas, fotografias, desenhos, esculturas e instalação.

Convidamos a todas(os) para ver o resultado dessas diversas narrativas visuais que o acervo da Helena Fretta Galeria de Arte tem a oferecer para a história da arte brasileira, nestas duas exposições que comemoram os 30 anos de história da galeria.

Equipe de produção:

Coordeção: Thays Tonin

Curadoria: Anna Moraes, Andrey Parmigiani, Kethlen Kohl, Rafaela Maria Martins

Assistência de expografia/curadoria: Victoria Beatriz

Mediação: Gustavo Scheidt e Milena Brasil

Material Visual: Andrey Parmigiani

Visitação:

Quando: de 03/09 a 29/10/22 (Abertura 02/09, das 17:00 às 19:00h)

Local: Helena Fretta Galeria de Arte

Rua Presidente Coutinho, 532 Centro – Florianópolis

Horários: de segunda a sexta-feira das 10:00 às 18:30h e sábados das 09:00 às 13:00h.

Contato: (48) 3028-2345/ 98408-2345

 

Onde Estamos

Rua Presidente Coutinho, 532 – Centro
CEP 88015-231
Florianópolis – SC

Contato

Fones: (48) 3028-2345 | 3223-0913