MENU

Sara Ramos

Curadoria: Rosangela Cherem

DE-MORAR em SARA RAMOS

Morar é um traço humano, é o que fazemos sobre esta terra e sob este céu, como seres que se demoram no tempo e lugar que nos coube nesta vida. Enquanto nos demoramos em nossa condição de mortais, pensamos e criamos como modo de existir, produzimos pertencimentos, construímos rastros e marcas.  E isto talvez seja o melhor que podemos fazer enquanto estamos aqui. Se a arte é o que nos permite levar adiante esta empreitada, é porque ela contém algo que nos possibilita ultrapassar nossa própria existência.

O trabalho de SARA RAMOS inclui um elevado conhecimento e domínio técnico, demanda acolher o inesperado e a recomposição, cujas demoras e esperas são próprias ao universo da cerâmica. De uma maneira muito singular, acolhe o barro como ponto de partida, habita com intimidade esta matéria primordial na qual processa as coisas que pertencem ao não mais, que foram extintas e pereceram, mas também se volta para aquilo que é uma espécie de ainda não, que se retira para um mais adiante e permanece em constante movência.

Do tempo ancestral de onde provém a cerâmica, a artista reelabora os totens e recipientes para  rituais, acolhe a força erótica, as inscrições primitivas e os ornamentos. Da sua infância, burila certas lembranças, refaz a menina que costumava girar em torno de um abacateiro, brincar com a terra e a lama, esperar o pai enquanto ele irradiava a missa de domingo na catedral, ver a mãe preparando comida ou bordando, bisbilhotar os livros  da casa,  desenhar ou cantar na adolescência. De vida adulta, traz a formação em artes e em literatura, decanta as viagens, o gosto pela música, os afetos conjugais e a experiência da maternidade. Seu universo afetivo não parece nada disposto a segregar, muito pelo contrário, há um prazer de acolher e incorporar, tal como os procedimentos que a caracterizam como ceramista.

 

Coordenação geral HELENA BECKE MACHADO FRETTA • Curadora responsável ROSANGELA CHEREM • Coordenação ação educativa MARION DE MARTINO, MARLEN DE MARTINO Co-curadoria ANDREY PARMIGIANI, LUCIANA KNABBEN, MARIO OLIVEIRA, RAFAELA MARIA MARTINS, VALESKA BERNARDO • Assistentes curatoriais RAINARA SOFIA DOS ANJOS, EDUARDA LARGURA PACHECO DE ANDRADE, BRUNA MARANHÃO CAVALCANTI CARVALHO, BRENDA LIMA MARMENTINI • Assistentes de coordenação DIEGO RAMOS, ELISÂNGELA S. LUIS PERES • Mediação VICTORIA BEATRIZ, GUSTAVO SCHEIDT • Fotografia SIDNEY KAIR • Edição de texto DENNIS RADÜNZ • Revisão PATRÍCIA GALELLI • Design gráfico VANESSA SCHULTZ • Produção DENISE BENDINER

———————————–

Lançamento de catálogo:

No último dia da mostra, 22 de julho, das 10h às 11h30, haverá o lançamento do catálogo da artista, que contará com fotos de todos os trabalhos expostos na mostra, textos sobre o processo artístico de Sara Ramos e críticas, dando uma maior compreensão ao público sobre arte contemporânea.

A mostra tem patrocínio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Florianópolis, de 24 de outubro de 2019, através das empresas Espirito Bird e O Boticário.

Serviço:

O quê: mostra “De-morar em Sara Ramos”
Quando: de 23 de maio a 22 de julho de 2023
Onde: Helena Fretta Galeria de Arte, rua presidente Coutinho, Centro, Florianópolis
Quanto: visitação gratuita

 

A exposição

Onde Estamos

Rua Presidente Coutinho, 532 – Centro
CEP 88015-231
Florianópolis – SC

Contato

Fones: (48) 3028-2345 | 3223-0913