MENU

Pesquisar
Close this search box.

Rubens Oestroem

Curadoria: Luciana Knabben

Primeiro andar

RUBENS OESTROEM – STROM: profusão ressonante

RUBENS OESTROEM –  “STROM: profusão ressonante”

Com curadoria de Luciana Knabben, esta individual de Rubens Oestroem reúne obras das mais de cinco décadas de trabalho dedicado às artes visuais. “São pinturas em pequenos, médios e grandes formatos, esculturas, trabalhos em papel e desenhos realizados pelo artista nos anos 80, 90, 2000, 2010 e atuais. A exposição conta ainda com obras inéditas que serão expostas pela primeira vez ao público”, destaca a galerista Helena Fretta

Luciana destaca que a exposição individual concentra parte significativa do repertório pictórico do artista. “Na mostra, a superfície da pintura é investigada numa profusão de ações em que a gestualidade, as abstrações, e a pesquisa de materiais são invocadas em obras de diferentes momentos da trajetória, até em sua produção atual”, compartilha a curadora.

Essa exposição tem como objetivo evidenciar a relevância da pesquisa do artista atuante e respeitado em Santa Catarina e no Brasil. Prova disto é a participação do catarinense na importante exposição “Fullgás – artes visuais e anos 1980 no Brasil”, que tem a presença de obras de artistas selecionados de todo o Brasil. A mostra itinerante que iniciou no Rio de Janeiro e deve percorrer outras cidades brasileiras, pode ser visitada atualmente no Centro Cultural Banco do Brasil em Brasília.

“As obras de Oestroem do período dos anos 80, que se caracterizam pelos grandes formatos, e com pinceladas gestuais, são um dos destaques da mostra, a terceira individual do artista na Galeria. Depois do lançamento do livro e da exposição Rubens Oestroem, em 2015, contemplada pela Lei Rouanet, realizamos uma breve exposição do artista em 2017”, ressalta Helena.

De acordo com a curadora, “STROM: profusão ressonante” busca ressaltar a importância da obra do artista para o contexto da arte catarinense e a sua reflexão sobre pintura. Além disso, quer evidenciar o percurso sobre a matéria pictórica do artista que não se encerra apenas no ato de pintar, mas nas possibilidades de sempre se reinventar em novos caminhos.

Sobre o artista:

Nascido em Blumenau/SC e residindo desde 1988 em Florianópolis, Rubens Oestroem é artista visual e pesquisador de diversos materiais e formatos em pintura e escultura. Residiu na Alemanha de 1975 a 1985, onde conclui em 1985 o Meister Schuler na Habilitação Frei Schaffender Künstler, em pintura, mestrado, Hochschule der Kunste, HdK, Escola Superior de Artes de Berlin (Alemanha). Rubens Oestroem participou da Bienal de Arte de São Paulo e de várias exposições no Brasil e no exterior e é hoje uma referência de arte contemporânea em Santa Catarina.

Sobre a curadora:

Luciana Knabben é doutora em Teoria e História da Arte pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), formada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Bacharelada em Pintura e Gravura pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). É curadora, arquiteta, professora e artista representada pela Helena Fretta Galeria de Arte.

Serviço: RUBENS OESTROEM – STROM: profusão ressonante
Data: 11 de março – terça-feira, às 18h30
Local: Helena Fretta Galeria de Arte (Rua Presidente Coutinho, 532, Centro, Florianópolis/SC)
Visitação até 19 de abril
Entrada gratuita

Onde Estamos

Rua Presidente Coutinho, 532 – Centro
CEP 88015-231
Florianópolis – SC

Contato

Fones: (48) 3028-2345 | 3223-0913